Cuidar dos dentes também evita problemas no coração

Falamos muito sobre os cuidados necessários para manter a saúde bucal em dia. Mas, você sabia que cuidar dos dentes também pode evitar problemas no coração? Estudos mostram que se você possui doença periodontal em estágio moderado, corre mais riscos do que alguém que possua gengiva saudável. A saúde bucal dá sinais de advertência aos médicos para alguns problemas e doenças, incluindo as cardíacas.

A saúde da boca e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias a partir da boca para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Quando as bactérias alcançam o coração, elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação.

Doenças como infecção do revestimento interno do coração, aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão conectados a inflamações provocadas por bactérias bucais.

Como saber se estou correndo risco de ter problemas no coração?

Pessoas com problemas crônicos, como gengivite ou doença periodontal avançada, têm mais chance de desenvolver problemas cardíacos causados por saúde bucal debilitada. As bactérias associadas com a periodontite estão na boca e podem entrar na corrente sanguínea aumentando o risco de doença cardiovascular.

Paciente que não tenham inflamação aparente na gengiva, também devem se atentar a higiene bucal adequada. A bactéria pode migrar para a corrente sanguínea aumentando o nível de proteína C reativa (indicadora de inflamação dos vasos sanguíneos) tornando maior o risco de doença cardíaca e AVC.

Preste atenção aos sinais

Alguns sinais podem apontar que você esteja com problema na gengiva. Acompanhe abaixo as características:

  • Gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas ao toque;
  • Sangramento na gengiva quando come, escova ou usa o fio dental;
  • Pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes;
  • Sensação da gengiva estar se afastando dos dentes;
  • Mau hálito frequente ou gosto ruim na boca;
  • Sensação de dente mole ou afastamento dos outros dentes.

Prevenção é o melhor remédio 

Como na maioria das situações de doença periodontal ou problemas nos dentes, a prevenção é sempre o melhor caminho. Escovar os dentes pelo menos três vezes aos dias, usar fio dental diariamente e realizar acompanhamento periódico de um profissional evitará uma série de problemas.

Ter bons hábitos alimentares e tomar bastante água, também ajudam a evitar complicações dos dentes e gengivas, e por consequência, diminuem as chances de doenças cardíacas.

 


Sense Odontologia Premium
(41) 3501-5999
(41) 99785-6909 – Whatsapp
Av. João Gualberto, 1881, sala 1907
Edifício Ópera Matteo | Juvevê – Curitiba/PR

 

Related Posts

Leave a Reply