Escova de dentes: o modelo ideal para cada fase da vida

A higiene bucal faz parte de toda a nossa vida, desde a infância até a fase adulta. Para que a limpeza seja feita da melhor forma possível, é fundamental entender as necessidades de cada um destes momentos de desenvolvimento e escolher a escova de dentes ideal!

Geralmente, o critério para indicação vai variar tanto pela fase da vida quanto por características individuais de cada paciente, baseado no formato dos maxilares e dos dentes.

A indicação mais precisa é realizada pelo dentista, mas é possível conferir algumas orientações gerais por aqui!

De 3 meses a 1 ano: escova-mordedor

O ideal é que a primeira escova dental dos bebês seja semelhante a um mordedor, e que o modelo seja usado a partir do momento que o pequeno já tiver coordenação motora suficiente para segurar objetos –  geralmente por volta dos 3 meses. Além de facilitar a erupção dos primeiros dentinhos, o acessório ainda ajuda a acalmar os bebês e estimula a percepção tátil e visual.

Do nascimento dos dentes até os 6 anos: escova infantil

Com o uso indicado para o momento logo após a erupção dos primeiros dentes, a escova de dentes infantil deve acompanhar os pequenos desde os dentes de leite até o nascimento dos permanentes. Isso costuma acontecer a partir do 5º mês de vida e se estender ate os 5 ou 6 anos de idade.

O modelo geralmente tem cabeça pequena e anatômica, além de cerdas ultra macias e arredondadas. O cabo pequeno e a textura macia facilitam o manuseio por parte da criança – e cores e desenhos podem estimular o hábito da higiene bucal, o tornando mais divertido!

Dos 7 aos 14 anos: escova juvenil

Recomendadas a partir o nascimento dos dentes permanentes, as escovas juvenis costumam ter formato mais oval, o que protege a região das bochechas e a gengiva durante a escovação. Costumam ter cerdas um pouco mais rígidas que as infantis, para melhorar a eficiência da higiene, já que crianças e adolescentes nesta faixa etária costumam ter pouca paciência para o processo de escovação. Além da escolha da escova ideal, é importante que os pais acompanhem a escovação e orientem sobre a melhor forma de fazê-la.

A partir dos 15 anos: escova de dentes adulta

Encontradas em diferentes tamanhos e formatos, as escovas adultas já podem ser escolhidas de forma mais individual, de acordo com a preferência de quem as usa. De maneira geral, a orientação é que se opte por peças com a cabeça pequena, já que as médias e grandes podem dificultar o acesso de dentes mais fundos. Além disso, a escolha por cerdas macias diminui a possibilidade de machucados, retração gengival e abrasão do esmalte.

Para saber mais sobre a escova de dentes ideal para você ou para seus filhos, entre em contato com a equipe da Sense Odontologia Premium e agende um horário.


Sense Odontologia Premium
(41) 3501-5999
(41) 99785-6909 – Whatsapp
Av. João Gualberto, 1881, sala 1907
Edifício Ópera Matteo | Juvevê – Curitiba/PR