Afinal, o uso da chupeta prejudica a saúde bucal?

A escolha sobre o uso ou não da chupeta costuma deixar muitos pais na indecisão. De um modo geral, tanto a chupeta tradicional quanto a ortodôntica podem sim ter consequências negativas na saúde bucal do bebê e da criança, o que faz com que a indicação seja evitar ao máximo o uso do acessório.

Vamos falar mais sobre o assunto?

O reflexo de sucção e a sucção não nutritiva

O reflexo de sucção é normal entre os pequenos, e começa a aparecer no bebê ainda na barriga, por volta da décima oitava semana de gestação. O hábito de chupar o dedo ou a chupeta é chamado de sucção não-nutritiva, recurso usado pelo bebê para se acalmar. Há quem diga que a chupeta incentiva o desenvolvimento da maxila e da mandíbula do bebê, mas é importante ressaltar que a amamentação no seio materno durante os primeiros seis meses já realiza este progresso.

Quais são os malefícios do uso da chupeta?

  1. Confusão de bicos: causado tanto pela chupeta quanto pela mamadeira, o hábito pode incentivar o desmame precoce, já que estes bicos artificiais são diferentes do bico do seio.
  2. Interferência na respiração.
  3. Musculatura flácida nos lábios e na língua, o que pode prejudicar a fala e a mastigação.
  4. Mordida aberta – quando acontece um aumento do espaçamento entre a mordida superior e inferior. Em alguns casos, a remoção da chupeta já pode melhorar a condição, enquanto outros casos só serão corrigidos com aparelhos ortodônticos.
  5. Mordida cruzada – arcada inferior mais aberta em relação à superior.

E se o hábito já foi instalado?

Para os pais que já têm filhos acostumados com a chupeta, a indicação é que a remoção seja feita de forma gradual – e o mais breve possível. A consulta ao odontopediatra é fundamental para essa orientação, e deve acontecer ainda no primeiro ano de vida.

Algumas dicas mais usuais envolvem reduzir o tempo que o pequeno fica com o acessório, aumentando gradativamente o tempo entre os intervalos; caso o bebê só durma com a chupeta na boca, retirá-la lentamente após ele adormecer; não deixar a chupeta em acesso tão fácil ou constantemente à vista; tentar entreter o bebê com outra atividade quando ele solicitar o acessório.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da Sense Odontologia Premium e agende uma consulta com a nossa odontopediatra!


Sense Odontologia Premium
(41) 3501-5999
(41) 99785-6909 – Whatsapp
Av. João Gualberto, 1881, sala 1907
Edifício Ópera Matteo | Juvevê – Curitiba/PR

Leave a Reply