O que são as manchas brancas nos dentes?

Estamos todos em busca do melhor sorriso! Mas, existem algumas características que podem comprometer não apenas a nossa estética, mas também a saúde bucal. Pode ser o caso da mancha branca que surge nos dentes em qualquer idade, até mesmo nas crianças.

Mas por que elas aparecem? Conheça nesse texto quais são as principais causas, tratamentos e como evita-las!

Quais são as principais causas das manchas brancas nos dentes?

Elas podem ser causadas por diferentes fatores, inclusive pela falta de higiene ou a limpeza inadequada. Selecionamos os principais e mais recorrentes motivos do aparecimento desse problema.

Cárie
A mancha branca no dente é o primeiro sinal do início da cárie, mas ainda sem o desgaste do esmalte. Esse aspecto pode ser percebido próximo à gengiva ou entre os dentes e acontece pela descalcificação que as bactérias causam na área, deixando o aspecto esbranquiçado.

Fluorose
O flúor é importante para manter os dentes saudáveis, porém em excesso pode causar a mancha branca. Condição mais frequente nas crianças, ela acontece quando é engolida a substância durante o desenvolvimento dos dentes, que pode acontecer pela quantidade exagerada de pasta de dente ou pelo excesso de aplicações de flúor.

Hipoplasia de esmalte
Definida como uma deficiência de esmalte, a hipoplasia leva ao aparecimento de mancha branca no dente e o surgimento de linhas. Além disso, a condição facilita o aparecimento de cáries e hipersensibilidade.

Possíveis tratamento para manchas brancas nos dentes

Ante de tudo, se você está com a mancha branca nos dentes, procure ajuda profissional para que seu caso seja analisado pessoalmente. Conheça quais técnicas poderão ser utilizadas!

Flúor e dieta não cariogênica – O bochecho com flúor, fio dental e escovação corretas somada a uma dieta sem excessos de açucares pode até fazer regredir a lesão. Entretanto, isso deve ser confirmado no raio x após alguns meses com seu dentista.

Microabrasão — Essa técnica remove uma fina camada do esmalte para a retirada da parte manchada, procedimento esse que costuma melhorar a aparência.

Clareamento — Esse tipo de tratamento pode auxiliar até em casos mais graves, quando as manchas escurecem. Procure um dentista para saber se é viável no seu caso.

Facetas/coroas — Para casos evoluídos de fluorose pode-se utilizar facetas, que são uma capa de porcelana aplicada na parte externa dos dentes.

Aprenda a evitar as manchas brancas nos dentes

Na maior parte das situações é possível evitar a mancha branca nos dentes. Higiene bucal adequada e acompanhamento profissional evitará o aparecimento de cáries, placas, inflamações e outros problemas.

Diminua ou evite o consumo de bebidas ácidas, alcoólicas e alimentos muito açucarados, pois eles podem desgastar do esmalte dos dentes. As manchas brancas nos dentes são sinal de que há algo errado com a sua saúde bucal. Esteja atento e procure um profissional qualificado.

Sense Odontologia Premium
(41) 99785-6909 – Whatsapp